sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Jogos teatrais


Vamos para parte prática ?!
Para que um exercício seja bem aceito pelo grupo, faça de uma maneira divertida, com muita animação. Mande que todos venham com roupas confortáveis e comece com alguns alongamentos para esquentar e despertar o corpo. Estes exercícios abaixo são os mais conhecidos. Apliquei alguns no nosso grupo e gostei muito :



EXPRESSÃO VOCAL
Objetivo: O famoso "trava-língua". Ótimo para o 'desenrolar' da língua.
Repetir rápida e lentamente, alto e baixo, frases como: - O tamborineiro tamborilava em seu tamborim.- O doce falou pro doce que o doce mais doce é o doce da batata doce.- João José - Em um pote há uma aranha e uma rã, nem a rã arranha a aranha, nem a aranha arranha a rã.



ESTÁTUA
Objetivo: conhecimento da técnica do estático, muito utilizado nas dramatizações.
Os participantes estarão andando pelo salão, ao seu sinal eles paralisarão com expressão facial e corporal, expressando sentimentos como alegria, tristeza, medo, pavor, ira, orgulho, cinismo, desânimo, desprezo... De acordo com seu comando, com o sentimento que você pedir. Pode se fazer em dois grupos, para que um grupo observe a expressão do outro, e você analise junto deles o que faltou, o que melhorou etc.



ESPELHO
Objetivo: Adquirir o entrosamento do grupo nas cenas.
Cada componente do grupo escolherá um parceiro, onde um será o espelho e o outro o comando. O espelho deverá repetir os gestos e movimentos do comando como: pentear-se, pular, expressar caretas, abaixar etc. Simultaneamente. Depois inverte os papéis. Desafio: Sem falar nada! Apenas pelo olhar um sentirá quando o outro estará no comando.

Teste outros exercícios - você encontra um monte na internet - analise junto da turma qual funcionou melhor pro seu grupo, adapte para sua realidade... Deus te deu criatividade e certamente capacitará você e seu ministério para toda boa obra!

Abraços,
Cris Araújo.

2 comentários:

  1. ESTE TEXTO FOI RETIRADO DO MEU SITE!!! SÃO AS MINHAS PALAVRAS!!! TUDO NO MEU SITE É REGISTRADO! TENHO DIREITOS AUTORAIS SOBRE CADA VÍRGULA. Aguardo providência Daniela Leon www.eclesia.e7.com.br

    ResponderExcluir