terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Direção de cena (um gostinho)


Já tem dois anos que o Fonte de Expressão participa de um curso intensivo de formação de atores, voltado para ministérios cristãos, em Campinas. Além das exaustivas aulas práticas - que trabalharam corpo, voz e improvisação - nós tivemos uma aula teórica muito legal sobre direção de cena. Gostaria de compartilhar alguns tópicos bem úteis que aprendemos lá...
O diretor é como um fotógrafo que analisa a imagem e verifica se a cena dá uma bela foto. Cabe a ele olhar se ator está em sua posição inicial e se, esteticamente falando, o visual está interessante. O ator, por sua vez, deve ser semelhante a uma árvore, ou seja, deve estar enraizado em sua marcação. Ele nunca poderá “sambar” de um lado para outro quando estiver atuando, pois isso fica desagradável para o público. O que não significa que não precisa ter VIDA em cena. O bom é estar fincado em sua posição, porém vivo e ágil.
Outro tema importante: é proibido ficar de costas para o público? Desde que você demonstre ação e um motivo real para isso, não é proibido. Se houver verdade em cena, movimentos lógicos, bem amarrados e – novamente - VIDA nas costas do personagem, não há problema algum lançar mão dessa estratégia. Tudo que generaliza ou limita não serve para o teatro.
Uma dica valiosa: os sete primeiros minutos da peça são decisivos! Faça uma entrada impactante, algo meio doido, emocionante... Ou você ganha o coração do público ali no início ou perde sua atenção durante toda peça. Assim como o roteiro em si, o diretor deve ser dinâmico, ter “timing” e jamais deixar o pique da peça cair. Deve ser tipo um jogo de ping pong, bateu levou. Evite deixar lacunas e silêncios desnecessários numa cena. Fica monótono, entediante.
Depois falarei sobre a oficina de direção que eu e Josi, integrante do grupo, fizemos. Eu como sempre anoto tuuuuuuuudo, em breve compartilharei dicas bem legais com vocês...
Sejam excelentes, pois vocês servem um Deus mais que excelente!

Abraços,
Cristiane Araújo.

2 comentários:

  1. Olá.
    Vi os "posts" gostei das idéias e da forma como escreves. Gostaria de publicar algo teu no site http://www.teatrocristao.net/, do qual sou o autor. Lógico que com os devidos "créditos" e com o link para este blog.
    Abraço
    Bênçãos
    Aguardo

    ResponderExcluir
  2. Olá Davi. Que legal sua visita! É sempre um prazer saber que mais amados em Cristo compartilham dessas idéias, porque vem do mesmo Espírito, né ? Claro que pode publicar sim. Colocarei o link do seu site aqui no meu favoritos também... Abraços e muitas bênçãos!

    ResponderExcluir