quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Semiologia Teatral (a série)


Semiologia é o estudo dos símbolos ou signos. Tudo em teatro é signo! Sons, um tipo de comportamento, um tipo gestual... Cada coisa em teatro tem, ou deveria ter, um por que. Os signos podem ser naturais (suor = calor, fumaça = fogo, água do céu = chuva) ou artificiais (uma voz específica, uma roupa usada intencionalmente para caracterizar um determinado personagem, por exemplo). Trabalharemos aqui os signos visuais e auditivos.
O primeiro signo auditivo do teatro é a palavra. O tom da voz, por exemplo, vai passar o significado que eu desejo. Até a disposição cênica dos personagens é determinante, pois estabelece relações, cria ambientes, climas...
Os signos podem ser exteriores ( música, ruídos, maquiagem, figurino...) ou interiores ( máscara facial, gestos, postura, movimentação em cena...). É importante dizer que os signos interiores dependem do ATOR.
Todos símbolos devem ser trabalhados cuidadosamente para não darmos leituras equivocadas ao público.
Neste primeiro contato, eu pretendia apenas situar você no assunto. Em breve falarei mais sobre cada aspecto em particular. A série de Semiologia será dividida, ao longo das postagens, por espaço (tipos de palco e as movimentações adequadas para cada um), iluminação ( focos, divisões psicológicas...), figurino, cenografia, acessórios... Essas informações são fruto de uma oficina de direção riquíssima que eu fiz com um cara muito fera, premiadíssimo... É um conteúdo bem legal e útil. Aguarde!

Deus te abençoe.

Por Cris Araújo

3 comentários:

  1. Engraçado que estudei a matéria semiótica na faculdade e como DEUS É.... Nunca imaginaria que iria usar esses signos a favor do Reino. Glória ao Pai! Boa introdução, líder!

    ResponderExcluir
  2. olá brother, me chamo Raine. sou ator e estou fazendo um teste para diretor de teatro. moro em Juiz de Fora, MG. será que tem como tu enviar a apostila de semiologia teatral pro meu e-mail? pois não tenho como entrar sempre na net. sou da pib, primeira igreja batista aqui da cidade.
    Deus te abençoe hein
    nandobaden@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei o blog!! Sou apaixonada por Teatro!
    Tenho também um blog que fala de teatro, podemos virar parceiros de blog?
    Já estou seguindo o de vocês, me sigam também!
    Viste meu blog e deixe um comentario ok!
    http://elisparra.blogspot.com/
    Beijosssss!!!
    E VIVA O TEATRO!!!!

    ResponderExcluir