segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Artigo sobre teatro


MANIFESTO PRÓ TEATRO (com comentários pessoais)

Todos os dias do ano deveríamos festejar o dia mundial do teatro, porque nestes vinte séculos sempre ficou acesa a sua chama em algum canto da terra. O teatro sempre teve também a sua morte decretada, sobretudo com o surgimento do cinema, da televisão e agora com os meios digitais. A tecnologia invadiu os cenários e sufocou a dimensão humana. Tentou-se um teatro plástico, perto da pintura em movimento, e deixou-se de lado a palavra. Houve obras sem palavras, ou sem luz, ou sem atores, somente fantoches e bonecos instalados em cena, com múltiplos efeitos e luzes. A tecnologia tentou converter o teatro em fogos artificiais ou em espetáculos de feiras. Hoje assistimos a volta do ator na frente do espectador. Hoje presenciamos o retorno da palavra no palco. O teatro renunciou a comunicação de massa e reconheceu os seus próprios limites, impostos pela presença de dois seres defrontes um do outro, que se comunicam com sentimentos, emoções, sonhos e esperanças. A arte cênica está deixando de contar histórias para debater idéias. O teatro comove, ilumina, incomoda, perturba, exalta, revela, provoca, transgride. É uma conversação compartilhada com a sociedade. O teatro é a primeira das artes a se confrontar com o nada, as sombras, as luzes e a vida. O teatro é um fato vivo que se consome a si mesmo enquanto produção, mas sempre renasce das cinzas. É uma comunicação mágica na qual todas as pessoas dão e recebem alguma coisa que as transformam. O teatro reflete a angústia existencial do homem e vasculha a condição humana. Por meio do teatro, não falam seus criadores e sim a sociedade do seu tempo. O teatro tem inimigos visíveis: a ausência de verdadeira educação artística para as crianças, o que impede que estas o descubram e gozem de seus benefícios; a pobreza que invade o mundo, distanciando espectadores das poltronas, ora vazias; e como maior algoz, a indiferença e o desprezo dos governos que deveriam promovê-lo, com critérios mais democráticos. No teatro falaram os deuses e os homens, mas agora o homem fala para outros homens (mas Deus fala através dos homens. ministros representando sua nação - a celestial - vem reinar sobre as artes, representando o único Deus verdadeiro!). Por isso, o teatro tem que ser maior e melhor que a vida mesmo. O teatro é um ato de fé no valor de uma palavra sensata, num mundo demente ( levando luz e verdade a um mundo que vive em trevas). É um ato de fé nos seres humanos que são responsáveis pelo seu destino (não deixa de ser, se considerarmos o livre arbítrio. fé nos seres humanos acredito que seja olhar sob a ótica de um Pai que acredita neles e os enxerga como filhos em potencial). O teatro tem que ser vivido para se entender o que está nos acontecendo, para transmitir a dor que paira no ar, mas também para vislumbrar um raio de esperança (Jesus, a esperança do mundo) no caos e pesadelo cotidiano.
Vivam os que oficiam o ritual teatral!
Viva o teatro!

2 comentários:

  1. ola, quero aqui deixar um depoimento meu..
    sou apaixonada por teatro,sou evangelica etenho na minha igreja um grupo de irmã que estão sempre,empenhada em fazer alguma coisa para honra e gloria do senhor.
    estamos ensaiando e estaremos,nos apresentando no domingo em nossas igreja.
    estou muito feliz por tudo isso pois para mim é gratificante, fazer tro apesar desta minha idade,tenho cinquenta anos,mas para mim é como se fosse uma adolecente quando estou na frente de um trabalho deste.
    o nome da peça que estamos ensaiando chama se fazendo a vontade de Deus.peguei na internet essa peça.vai ser uma benção ,se puder falar mais alguma coisa depois da apresentação ,estarei aqui deixando alguma coisa para compartilhar com voces..
    grande abraço..ceci....

    ResponderExcluir
  2. Oi Ceci! Muito obrigada por sua visita, querida. Que bom saber que Deus tem levantado pessoas por todo Brasil, para levar Seu amor através das Artes, em especial o teatro. O teatro realmente é uma arma poderosa de evangelismo e causa um impacto grande. Mas o própósito maior é almas né, o teatro é apenas uma estratégia. Lembre-se que SOMENTE a Palavra transforma. Leve PALAVRA para dentro de suas peças que vocês irão longe. Concordo que teatro é bem divertido fazer. Eu amo! E realmente não tem idade! Que sejamos árvores frutíferas nas mãos de Deus, até o fim da vida. Quero trabalhar SEMPRE para Deus, onde Ele me quiser. Jesus abençoe vcs e volte aqui no blog sim, para contar sobre a ministração de vocês. Beijo grande,
    Cris Araújo.

    ResponderExcluir