quarta-feira, 29 de abril de 2009

Na ponta --- letra i



..................................................................................

I

Iluminação. Conjunto de equipamentos e técnicas para iluminação fixa e móvel do palco. As duas principais estruturas envolvidas com a iluminação são as varas (suporte transversal onde são fixados os holofotes) e a ponte, passarela ou varanda, colocada junto à vara de iluminação para trânsito do técnico de iluminação. Visíveis para quem está no palco, ficam ocultas da vista do público pelas bambolinas.

..................................................................................God bless, Melissa Malard.

terça-feira, 28 de abril de 2009


Há algum tempo comecei a estudar teatro em uma escola secular, enquanto AINDA não há nada profissional no meio cristão, para aperfeiçoar minhas técnicas e oferecer excelência ao Reino de Deus.
Uma das matérias que eu tenho no curso é História do Teatro. Gente... A cada aula está mais difícil me conter! O mundo espiritual é tão real e os planos de Deus são tão grandes!
Na última aula meu professor estava falando sobre Aristóteles, o primeiro filósofo que estudou a fundo o teatro. Para o filósofo, a arte teatral tinha a função catártica, ou seja, tinha a capacidade de purificação das pessoas. Segundo ele, enquanto o drama se desenrolava, elementos abordados na peça (drogas, prostituição, adultério etc.) iam despertando interesses no público e ajudando-o a entender sua própria vida.
Denis Diderot, filósofo francês, achava que um malfeitor se purificava dos seus fantasmas vendo uma peça que retratasse seus próprios conflitos. Assim ele poderia entender suas transgressões e ser curado ali mesmo, apenas ao assistir um espetáculo.
Será que vocês estão comigo? Dois filósofos, não cristãos, afirmaram que o teatro tem a função de purificação. Quanto mais nós, líderes e integrantes de grupos de teatro cristãos,devemos crer nesse impacto e transformação! Primeiro porque temos a vida de Deus e o poder Dele habita em nós. Segundo porque a obra é do Espírito Santo e, se Ele está presente, as coisas acontecem! Pessoas não são apenas “purificadas”, mas totalmente libertas e curadas!
Outra coisa bacana que foi falada na aula... Nas tragédias gregas, suas personagens cometiam o que chamamos de Hýbris, uma trangressão, um excesso, algo que extrapolava os limites normais de uma sociedade. Vemos o exemplo de Medeia, que matou seus próprios filhos, Rei Édipo que matou seu pai e casou-se com sua mãe... Culpados à parte, o interessante é que as tragédias são caracterizadas por serem um “beco sem saída”. A pessoa que cometia algum delito amargava sua transgressão até o fim da vida. Tragédia é caracterizada por não ter solução! E pasmem com a frase que saiu da boca do meu professor, que se diz ateu: “na tragédia não há possibilidade de REMISSÃO dos PECADOS”. Uhuuuuuuuu! Quase gritei um aleluia no meio da aula! Aí está a grande diferença entre o teatro secular e a nossa arte gente! Nós temos a solução! E a solução é JESUS CRISTO, que morreu na cruz para remir todos nossos pecados, até mesmo os mais cabeludos! Quando Ele entra na história, até o assassino mais perigoso, a mulher mais impura, o pecador mais sujo se torna LIMPO, SANTO e PURIFICADO pelo sangue poderoso de Jesus, derramado na Cruz do Calvário por mim e por você.
Que você possa vibrar com essa realidade e perceber a responsabilidade que o Senhor confiou a nós, ministros de arte!
Deus te abençoe!

Por Cris Araújo

domingo, 19 de abril de 2009

Na ponta --- letra g

..................................................................................
G
Galeria: A parte mais alta do auditório, situado acima dos camarotes, com bancos contínuos para os espectadores. Como os camarotes, acompanha as paredes laterais e de fundo da sala de espetáculos.
..................................................................................

God bless,
Melissa Malard.

terça-feira, 14 de abril de 2009

"As Lavadeiras" - Fonte de Expressão

Ministração do nosso grupo, no Acampamento da Mocidade IBFE.
A filmagem está um pouco amadora, mas dá pra ver. São 3 lavadeiras, na beira do rio, contando histórias sobre os Valentes do Rei Davi . O retorno do público foi bem positivo. Glória ao único Deus, que nos capacita, unge e é o verdadeiro artista dessa história...
Cris Araújo


segunda-feira, 13 de abril de 2009

Na ponta --- letra f


..................................................................................
F
Fosso de orquestra. Espaço localizado à frente do palco, em nível mais baixo, destinado ao posicionamento da orquestra. Muito comum em teatros que encenam óperas ou grandes musicais. Pode ser também uma parte mecanicamente móvel do palco, que pode ser baixada quando necessário para abrigar uma orquestra e alçada novamente para as representações comuns.

Fosso do palco. Espaço sob o palco, ocupado por alguns equipamentos como o elevador do fosso da orquestra, escada para o alçapão, entrada para o local do ponto, equipamentos para efeitos de fuga ou aparição em cena, etc.
..................................................................................
God bless,
Melissa Malard.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Nosso site!

Olha que TUDO gente:
O site do Fonte de Expressão ficou pronto!
O link é: www.fonteeterna.com.br/fontedeexpressao/
Lá você encontra fotos, testemunhos, nossa programação...
Aos poucos vamos enriquecendo o conteúdo, para abençoar sua vida.
Dá uma passada lá e confira a novidade.
Excelência ao Deus excelente!
Ah... Entre em contato para dar sugestões ou nos convidar para ministrar em sua igreja. Vai ser uma bênção!

Beijos.
Cris Araújo.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Na ponta --- letra e


.................................................................................
E

Espaço cênico. Área do palco ocupada com a representação. Divide-se primeiramente em direita e esquerda, conforme a visão do público. A direita alta é o canto superior da cena do lado direito; direita baixa é a parte inferior da cena do lado direito. Aplica-se simetricamente a mesma divisão ao lado esquerdo.
.................................................................................

God bless,
Melissa Malard.

quinta-feira, 2 de abril de 2009