quinta-feira, 19 de março de 2009

Semiologia - CENÁRIO e ACESSÓRIO

Cenografia é um tipo de signo externo. O cenário pode ser definidor de características regionais, de nível social, de estilo de decoração... Uma lareira no cenário nos remete a um clima frio. Um lustre vultuoso nos deixa entender que não se trata de uma residência de baixo poder aquisitivo. E por aí vai... A decoração nos diz se o contexto é moderno, rústico, simples, requintado.
Já o acessório em cena pode formar a cenografia ou não. Um chapéu pode ser figurino ou cenário. Uma cadeira pode ter a função de móvel ou ser usada como cenário (foto). Algum elemento do figurino nos dá signos de comportamento (rebeldia, malandragem) região ( nordeste, sul) religião (catolicismo, candomblé, protestantismo), época etc. Até mesmo a cor dos figurinos dá "pistas" importantíssimas ao público. Mas claro que isso depende do contexto e da cultura onde o espetáculo está inserido. Ao levar um espetáulo para o Japão, por exemplo, uma cor pode não ser percebida da mesma maneira que nós, da cultura ocidental, percebemos. Quem está de luto, na cultura oriental, não usa preto, mas branco ou amarelo.
O cenário pode ser usado a nosso favor, enriquecer muitíssimo uma cena e reforçar uma intenção. Porém, mais uma vez fica o alerta: cuidado para não dar leituras equivocadas ao público. Pesquise, estude e use com propriedade esse recurso.
Deus abençoe.
Por Cris Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário