quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Semiologia Teatral (a série)


Semiologia é o estudo dos símbolos ou signos. Tudo em teatro é signo! Sons, um tipo de comportamento, um tipo gestual... Cada coisa em teatro tem, ou deveria ter, um por que. Os signos podem ser naturais (suor = calor, fumaça = fogo, água do céu = chuva) ou artificiais (uma voz específica, uma roupa usada intencionalmente para caracterizar um determinado personagem, por exemplo). Trabalharemos aqui os signos visuais e auditivos.
O primeiro signo auditivo do teatro é a palavra. O tom da voz, por exemplo, vai passar o significado que eu desejo. Até a disposição cênica dos personagens é determinante, pois estabelece relações, cria ambientes, climas...
Os signos podem ser exteriores ( música, ruídos, maquiagem, figurino...) ou interiores ( máscara facial, gestos, postura, movimentação em cena...). É importante dizer que os signos interiores dependem do ATOR.
Todos símbolos devem ser trabalhados cuidadosamente para não darmos leituras equivocadas ao público.
Neste primeiro contato, eu pretendia apenas situar você no assunto. Em breve falarei mais sobre cada aspecto em particular. A série de Semiologia será dividida, ao longo das postagens, por espaço (tipos de palco e as movimentações adequadas para cada um), iluminação ( focos, divisões psicológicas...), figurino, cenografia, acessórios... Essas informações são fruto de uma oficina de direção riquíssima que eu fiz com um cara muito fera, premiadíssimo... É um conteúdo bem legal e útil. Aguarde!

Deus te abençoe.

Por Cris Araújo

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Quem disse que o palhaço não chora !?


2 Coríntios 4:15-18 Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Às vezes, ministro(a) da arte, nos vemos sem saída. Nós que pregamos a palavra de DEUS a todo tempo, que esforçamos para que as expressões faciais sempre tragam o amor de DEUS registrado em nós. Que sempre levamos a alegria do Senhor e dizemos que ela é a nossa força. Que exultamos quando almas se convertem a DEUS. Que damos sempre um sorriso largo àqueles que necessitam.
AH..... Agora, falo da tristeza. Do choro contido. Das feridas. Do coração pequenino. Da alma angustiada.
Essa passagem mostra o cuidado de DEUS para conosco. Como Ele quer que mudemos para a glória DELE. A nossa dor não pode ser observada. Temos que buscar aquilo que nos dá esperança. Ele sabe que mesmo quando dá tudo errado para nós, temporariamente... A luta é para que cresçamos... Temos que caminhar pra frente, olhos pro alto... Vamos que vamos, guerreiro(a) de CRISTO. Que possamos ser fortalecidos em DEUS e que ELE possa terminar a boa obra em nós. Atribulados, mas nunca desanimados.Guarde isso com vc.
Até breve,
Melissa Malard.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Dica bacana!


Queria compartilhar o link de um site bem legal, com dicas de espetáculos, oficinas e mostras com entrada franca ou a preço popular.

Se você mora em BH, vale dar uma conferida : http://www.guiaentradafranca.com.br/agenda.php


Por Cris Araújo


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Vento do Espírito


"O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." JO3.8.

Como é maravilhoso sentir que a gente está no centro da vontade de Deus... É uma sensação inexplicavelmente deliciosa, de estar fazendo a coisa certa, vivendo o tempo certo, no lugar exato que você deveria estar! De um tempo para cá aprendi uma coisa... Após relutar muito com minha ansiedade, comecei a "buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça" e, de uma forma sobrenatural, as coisas começaram a se descortinar. As bênçãos começaram a me alcançar, somente pelo fato de eu estar TENTANDO descansar em Deus. Eu costumo dizer que não tenho mais sonhos pessoais... Tudo que eu tenho conquistado, Deus me deu... Ultimamente eu só tenho enxergado os sonhos Dele para mim e somente esses que eu quero realizar. Que bom que somente os mesmos jamais se frustrarão, não é verdade? Quando eu decidi tirar do trono o meu ego, o meu achômetro, o meu jeitinho para as coisas, o Senhor teve liberdade para tomar o lugar que é Seu e agir em meu favor. Descanse no Senhor querido... Ele fará o SOBRENATURAL em seu ministério! Eu creio! Apenas se posicione diante de Deus, firme-se na rocha que é Jesus e permita ser conduzido pelo vento do Espírito Santo.
Você precisa crer! Sem fé é impossível agradar a Deus. É através da SUA fé que Deus irá entrar e manifestar Seu poder. Não importa quem você seja, quão grandes são seus sonhos...Deus escolhe as coisas fracas para manifestar sua glória. Ele não chama os capacitados, mas CAPACITA os seus chamados. Se Deus te escolheu querido, ELE fará de uma maneira tão perfeita que nem você poderá acreditar. Nosso Deus ama escrever lindas histórias com nossas vidas...
Entenda esta verdade e renove sua mente agora: Deus não atende necessidades. Deus atende FÉ!

Que o Senhor te abençoe.

Cris Araújo

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

VAC 2009

O Verão de Arte Contemporânea 2009 está em sua 3ª edição e nesse ano, ampliou muito seu quadro de artistas participantes e parcerias com a cidade.
Em 2009, Belo Horizonte terá uma programação que ocupará diversos espaços culturais como o Teatro Francisco Nunes, Teatro Marília, Teatro Invertido, Grande Teatro do Palácio das Artes, Centro Cultural da UFMG, Fundação de Educação Artística, Galpão Cine Horto, Zap 18, Caixa Clara, Espaço Odeon, Espaço Ambiente, Usiminas Belas Artes Cinema, Museu de Arte da Pampulha, sala Humberto Mauro, somando um grande número de artistas mineiros que estarão em cartaz no meses de janeiro e fevereiro de 2009.

Para os próximos fins-de semana (6,7,13,14 de fevereiro), a VAC apresentará:

TEATRO INVERTIDO

EXPERIMENTO 5!NCO / Mostra Experiências Cênicas em Processo

Data: 06, 07, 13 e 14/02
Local: Sede do Grupo Teatro Invertido
Horário: 20h
Duração: 2h
Classificação: 14 anos

A partir da pesquisa “Ator Invertido – Cinco Sentidos para a construção da cena” orientada pela diretora Cida Falabella e pela dramaturga Nina Caetano, os cinco atores do grupo foram deslocados de suas funções habituais e incumbidos de experimentar a direção cênica e a composição dramatúrgica. EXPERIMENTO 5!NCO apresenta as cinco criações desenvolvidas que tiveram como ponto de partida temático os cinco sentidos humanos.

Programações:
Sexta-feira(06/ E 13/FEV.) serão apresentadas: [DIÁLOGO INTERROMPIDO], [ESSÊNCIA] e [FALSA OCORRÊNCIA].

Sábado(07/e 14/FEV.): [ESTADO DE COMA] e [RE-VELAR].

Ficha técnica: = Orientação em Direção: Cida Falabella + Orientação em Dramaturgia: Nina Caetano + Atores /Pesquisadores: Camilo Lélis, Kelly Crifer, Leonardo Lessa, Rita Maia e Rogério Araújo + Desenho de Som: André Veloso + Foto: Daniel Protzner.
ENTRADA FRANCA. Realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Mais info: 3227-7331 ou 3221-6200 ou ainda pelo e-mail: vac2009@oficcinamultimedia.com.br

Buscai conhecimento para um DEUS excelente.


Até breve,

Melissa Malard.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tempo de colher




"Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa" JO 4.35


Ontem foi meu primeiro dia no Carisma - Seminário Teológico da Igreja Batista da Lagoinha - e já recebemos uma palavra maravilhosa, mostrando um pouco sobre o que vai significar aquele tempo ali. Já postei este texto no blog da mocidade da minha igreja, mas gostaria de compartilhar aqui também, por ser uma palavra abençoada para qualquer ministério.
A Bíblia nos assegura que os campos já estão brancos. A colheita está pronta!
Quando um campo de feno está branco significa que é tempo de colher.
A bíblia já está completa! Deus já fez o trabalho perfeito. Deus criou o homem, nos teceu de maneira tremenda e especial e tem um propósito para cada um de nós. Mesmo com o erro do homem, o Pai planejou seu resgate enviando seu único filho. A obra está completa! Jesus já morreu, ressucitou e foi exaltado. O trabalho duro já foi realizado... A terra está pronta, cabe a nós somente COLHER!
O versículo também nos chama atenção para outra preciosidade. Jesus nos dá uma ordem: LEVANTAI os vossos olhos! Pessoas se cansam quando olham para o próprio umbigo, para as próprias necessidades e interesses. ERGA seus olhos. Passe deste nível, olhe MAIS alto, interesse-se por outras pessoas, pelas necessidades dos outros! No versículo 34 do mesmo capítulo, Jesus diz que " A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra". Ou seja, aquilo que nos fortalece, sustenta, alimenta é fazer a vontade do Pai. Quando realizamos a obra do Senhor ELE nos fortalece, trata, cura e capacita.
Não é tempo de se calar. Multidões estão esperando que você fale, que dê de beber, que diga que Seu Jesus salva, cura e batiza no Espírito Santo! O mundo está clamando e Deus diz: " Será que terei que fazer as pedras clamarem para meus pequeninos serem alcançados?".
A seara é grande, mas poucos os ceifeiros. Não pare agora. Prossiga! Deus conta conosco.


Levantai os vossos olhos...

Por Cris Araújo