sábado, 31 de janeiro de 2009

Elogios! Você à prova!


Clarissa von Uhlendorff - escultura em papel arche (papier marche)

Definição : Elogio é o enaltecimento de uma qualidade ou virtude de algo ou de alguém, segundo o Wikipédia.

A Bíblia se refere a um teste em Provérbios 27:21:“O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe.”
Todos gostamos de receber cumprimentos e aprovação, mas você permite que isso o leve a “ter de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter”?
Como diz Romanos 12.3, tem-se um modo seguro de evitar isso: cultivar um espírito humilde, como a Bíblia ensina. Sustente um coração humilde. Há algo de terno nas pessoas humildes, aquelas que não dão importância às “manchetes”. “O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra” (Provérbios 29.23).

Por outro lado, há pessoas que precisam ser elogiadas e reconhecidas não para a vaidade mas para a sua aceitação. Para acreditar que aquilo ou elas são mesmo queridas. Particularmente, é uma área que DEUS está tratando em minha vida.
Todavia, a Bíblia também tem resposta para tudo, não é mesmo? E para essas pessoas, digo, que Jesus nos escolheu e assim, somos Especiais (com E maiúsculo).

Uma amiga do Ministério um dia me contou que a gente não precisa mudar o nosso humor quando recebemos uma resposta ou uma atitude ruim de outra pessoa. Não podemos mudar a nossa maneira santa de viver por causa do outro. A sabedoria tem que nos acompanhar em todas as situações. A mesma coisa digo pro elogio. Não podemos basear nossa felicidade quando formos aprovados ou até mesmo quando se busca o reconhecimento do ser humano.

Temos que agradecer porque isso, exclusivamente, vem de DEUS. E ponto final.

Que você seja sempre aprovado por Deus.

Até breve,

Melissa Malard.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Tá afim de ser excelente?

Respeitável público!
Apresento a vocês o trabalho do artista Marcos Casuo, único palhaço brasileiro a participar do "Cirque du Soleil".
E aí ministro das artes?
Você pode dar mais pro Seu Deus?




Mais um:



Postado por Cris Araújo

domingo, 25 de janeiro de 2009

Dica de livro


Quero indicar um livro muito bacana chamado " 5 pães e 2 peixes - dons e talentos no ministério de teatro" do Guido Conrado, mestre em Filosofia da Arte e Estética, teórico de teatro, diretor e dramaturgo. O livro fala muito sobre o que eu creio e tenho buscado para meu grupo de teatro em si e para - acima de tudo - o Reino de Deus como um todo.
Excelência e boa arte!
Chega de despreparo e falta de julgamento crítico dentro das igrejas. Eu creio ser possível enriquecer o conteúdo das nossas ministrações, tanto do ponto de vista teológico quanto do estético, e oferecer MUITO MAIS ao único que é digno dos nossos dons e talentos!

Termino com um texto extraído do livro:
"O desejo fundamental e norteador desta obra é o de que você, leitor, seja de alguma forma estimulado a uma prática artística rica tanto no que diz respeito ao conteúdo teológico das Escrituras quanto no rigor da especulação estética. Que nossas igrejas se encham de arte, que nossa arte se encha de fé, mas que, de uma vez por todas, sepultemos a realidade de que teatro em igreja é sinônimo de algo feito por gente despreparada e visto por um público desprovido de parâmetros para exercer julgamento crítico.”

Glória a Deus por pessoas assim, que crêem e fazem diferença...
Cris Araújo.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Use a Espada!



A citação de Augusto Boal (diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta no meio artístico brasileiro) que diz: "O teatro é uma arte e uma arma", despertou em mim a seriedade e responsabilidade em explanar ou informar, como quiserem, sobre a batalha espiritual em que vivemos.
A Bíblia é nosso manual de combate, e nela encontramos as instruções vitais de que precisamos para combater Satanás e seus dois grandes aliados, o sistema mundano e a natureza pecaminosa.Muitos crentes hoje estão perdendo a batalha na guerra espiritual porque não têm um conhecimento adequado da Palavra de Deus.

E no Ministério de Teatro isso não pode ser uma realidade. Atores, ministros de arte têm o dever de ter um relacionamento íntimo com Deus, com seus devocionais, jejuns e orações. Para quê tudo isso? Para enfrentar o desânimo, o tropeçar de um companheiro, as nossas lutas do dia a dia, seja em casa, no seio familiar, no trabalho secular, no próprio Ministério, etc...O evangelho não se vive num "mar de rosas" , porém, capacita-nos com poder, autoridade, unção e conhecimento a fim de sermos vencedores em Cristo Jesus.Um Ministério de teatro não só vive de arte mas de propagar a palavra, curar, salvar, reconciliar, e, usar suas armas para vencer a guerra espiritual. A coluna para isso é a cobertura espiritual de uma igreja e a busca individual pela palavra de DEUS.


Lembre-se: Estamos em Guerra! Avante, soldados de Cristo!


Até breve,

Melissa Malard.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Campanha de Popularização



Fique ligado na Campanha de Popularização de Teatro e Dança, que esse ano chega a sua 35ª edição.
Até o dia 8 de março em Belo Horizonte e algumas cidades do interior do Estado, como Juiz de Fora, Ipatinga e Timóteo serão 116 espetáculos em cartaz, em 38 salas diferentes, com ingressos a R$ 10.
A campanha é considerada pelos artistas e produtores como a maior vitrine das artes cênicas em BH, já que durante os dois meses do evento as salas ficam lotadas. Nesse ano, a expectativa é de atingir cerca de 350 mil pessoas para assistir as produções de teatro adulto, infantil e de dança.
Nesse ano, peças como "Pequenos Milagres", do grupo Galpão, "Rubros: Vestidos, bandeiras, batom", e "Dolores" da Miumulus Cia de Dança são alguns dos destaques.
Os ingressos podem ser comprados nos postos da Belotur, nos pontos móveis da Fiat-Sinparc e através do tele-ingresso, pelo número: 32412239.

Mais informações no site oficial do evento: http://www.sinparc.com.br/

Fica a dica...
Cris Araújo

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Poder!

Eu te desafio a levar o profissionalismo pro altar! Só assim você poderá prender a atenção do povo... A princípio podem até achar a cena forte, impactante, gerar certo incômodo(porque é inovador), mas é REAL, é verdadeiro. É isso que o Reino precisa! Verdade! Não que só técnica seja importante, mas aí que tá o nosso grande diferencial. Usar o profissionalismo juntamente com o poder de Deus e a Palavra. O que o apóstolo Paulo diz: Não vou pregar por persuasão de Palavras, mas pela manifestação do PODER DE DEUS. Vai contra o que aprendemos aqui. Estamos focando na técnica. Persuasão de palavras, saber falar, interpretar e comandar bem uma platéia. Mas se não tiver poder de Deus já era.“O FUNDAMENTO DO MEU MINISTÉRIO DEVE SER PODER DE DEUS”. Se não tiver não adianta, não tem transformação. Esse é nosso grande diferencial com relação ao teatro secular. Pode ser lindo, mas sem transformação não adianta nada. Não há frutos. O teatro do mundo é impecável, perfeito, maravilhoso tecnicamente. Mas o cara entra com a amante e sai com a amante. A mulher entra com câncer e sai com câncer. Não existe mudança... Nossa geração vai experimentar isso. A invasão dos crentes nos palcos e teatros das cidades. Nas ruas... Igrejas... EU CREIO! Os ímpios assistirão a nossas peças e sairão diferentes. O cara com amante vai ser constrangido e voltar pra mulher. As pessoas serão libertas. Elas têm que ser curadas... Tem que ser diferente conosco, gente!!!
Então te convido, a unirmos nossas forças e também estes dois aspectos: excelência com poder de Deus.
Meu exemplo de sempre é o trabalho maravilhoso (cheio da maravilha de Deus) da Cia. Teatral Jeová Nissi.
Segue um vídeo deles, para ilustrar melhor o que eu digo sobre poder de Deus com profissionalismo...




Cris Araújo

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Como manda o figurino

Encenadores marcantes da história de evolução do teatro, muito contribuíram para a evolução do papel do figurino em relação à sua criação, ao trabalho intríseco do ator e como parte fundamental da cena envolvida num plus de luzes, espaço, música e ação.

Eis aqui alguns deles:
  • Apia: O pioneiro suíço teve pouco contato prático em sua vida com o mundo teatral, embora suas idéias tenham influenciado os criadores que o seguiram. Ele percebeu os limites da encenação bidimensional e as possibilidades de se reunir as artes por meio de um jogo de luzes, formas e cores. O que ele desejava era redirecionar o teatro, trabalhando-o como uma obra de arte viva que reúne todas as outras para atingir os espectadores.
  • Bertolt Brecht: Para o alemão, nada deveria estar em cena se assim nao merecesse. A simplificação era a palavra de ordem. Uma simplifcação sofisticada, tenho dito. Se você vir um traje de uma peça de Brecht, pode até pensar que possa ser feito em casa. Porém, é sofisma. Pois, em suas criações sempre havia um planejamento cuidadoso, de meses, para que uma roupa tivesse a textura ou a cor que procurava para seus personagens. A razão disso? Está nas palavras de seu grande parceiro de cenografia: "Copiar a realidade não é suficiente; a realidade precisa não só ser reconhecida, mas também entendida". Daí, por exemplo, todo o significado da colher que a protagonista de Mãe coragem carrega no bolso de seu figurino. O traje de um personagem brechtiano não é um traje literal. É uma linguagem que a roupa fala com o homem, as memórias, as misérias, as lutas que caíram sobre ele.
  • Ariane Mnouchkine( diretora do Thêátre du Soleil): Considera os figurinos "como seus amigos". "Trate bem deles. Eles são seus inimigos se são malfeitos, se não ficam bem juntos. A pele pura é difícil de usar com máscaras", costuma dizer a francesa.

Por fim, deixo as palavras de nada menos que o ator e diretor teatral Stanislavski:

"Quando vocês tiverem criado um papel, saberão o quanto a peruca, a barba, as roupas são importantes para um ator criar um personagem. Um traje deixa de ser uma coisa simples e adquire, para o ator, uma espécie de dimensão sagrada", escreveu o russo.

Muita unção e poder de Deus.

Até breve,

Melissa Malard.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Injeção de ânimo


"Hoje em dia parece que todo mundo está desanimado e muitos estão desistindo; algo que por mais que eu tente, eu não entendo. Não me entenda errado, tem vezes em que penso em desistir, jogar tudo pro alto e fazer a minha vida do meu jeito, mas, sempre tem algo que me segura, que não me deixa fazer isso. Infelizmente, eu não posso contar o tanto de amigos ou conhecidos meus que tem deixado Jesus e voltado para o mundo. Eu cresci na igreja, então pode crer que é muito. E pra mim, não é nada mais triste do que ver alguém que teve uma “experiência” com Jesus, virar suas costas e ir embora. Tudo isso nos coloca numa posição de perguntar, “Por quê?”. Por que tantas pessoas estão decidindo deixar a fé e caminhar aonde elas sabem que vai resultar numa eternidade no inferno? Cara, isso não faz sentido nenhum."

Eu já passei por várias fases de inconstância no ministério que o Senhor me confiou. Inconstância minha e dos outros também. Por mais que saibamos que Deus é a fonte de todas as coisas - motivação, equilíbrio, força, ânimo e tudo mais - as vezes insistimos em olhar para o homem. Por mais que oremos, que busquemos, que voltemos nossos olhos para Deus, sempre tem um ranço de religiosidade que nos faz olhar para o lado. O mais engraçado é que parece que na posição de líder, meu caso, sempre esperam uma injeção de ânimo da nossa parte. Sim, um líder de verdade exorta, anima, incentiva... Não é esse tipo de "empurrão" que estou dizendo... Mas, as vezes, parece que para a pessoa estar "bem", constante no ministério, frutífera e feliz, ela depende de um incentivo constante da parte de homens... Sério! Será que não perceberam que igreja não é uma empresa e que um líder, no contexto cristão, é bem diferente de um gerente ou coordenador de equipe de vendas ? Aqui não tem premiação, não tem o privilégio de ver seu rosto estampado no quadro de funcionário do mês, não ganha estrelinha... Muito mais do que um reconhecimento por parte de homens, uma massageada no ego por parte dos superiores, seu galardão vem do Alto e, por sinal, é eterno! Nossa "meta" não é agradar o chefinho, mas tocar o coração do Pai e ganhar almas para Jesus. Almas que, se não pregarmos, passarão toda uma eternidade no inferno!
Sejamos constantes NO SENHOR, pedindo ânimo e motivação vindos DELE, para fazermos a obra. Que nossa constância não seja baseada nas circunstâncias, mas venha de algo maior. Que saibamos exatamente quem somos em Cristo e onde queremos chegar. Se o seu foco não for única e exclusivamente agradar a JESUS, nada - ministério, igreja, amigos, líder - poderá te segurar em evangelho, departamento, congregação...


"Levanta-se geração forte e corajosa e caia por terra geração frouxa, mimada e efeminada. Estamos numa guerra e tudo nem sempre vai dar do jeito que queremos. Mas ainda assim, não podemos desistir. Tem muito que Deus quer fazer através das nossas vidas e temos um galardão, uma coroa nos esperando no fim da corrida. Não desista! Lute, corra, vença! "

Que nossa força esteja em Deus, SEMPRE!

Fiquem na paz.
Cris Araújo ( com citações do Pr. Jeff Fromholz).


terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Direção de cena (um gostinho)


Já tem dois anos que o Fonte de Expressão participa de um curso intensivo de formação de atores, voltado para ministérios cristãos, em Campinas. Além das exaustivas aulas práticas - que trabalharam corpo, voz e improvisação - nós tivemos uma aula teórica muito legal sobre direção de cena. Gostaria de compartilhar alguns tópicos bem úteis que aprendemos lá...
O diretor é como um fotógrafo que analisa a imagem e verifica se a cena dá uma bela foto. Cabe a ele olhar se ator está em sua posição inicial e se, esteticamente falando, o visual está interessante. O ator, por sua vez, deve ser semelhante a uma árvore, ou seja, deve estar enraizado em sua marcação. Ele nunca poderá “sambar” de um lado para outro quando estiver atuando, pois isso fica desagradável para o público. O que não significa que não precisa ter VIDA em cena. O bom é estar fincado em sua posição, porém vivo e ágil.
Outro tema importante: é proibido ficar de costas para o público? Desde que você demonstre ação e um motivo real para isso, não é proibido. Se houver verdade em cena, movimentos lógicos, bem amarrados e – novamente - VIDA nas costas do personagem, não há problema algum lançar mão dessa estratégia. Tudo que generaliza ou limita não serve para o teatro.
Uma dica valiosa: os sete primeiros minutos da peça são decisivos! Faça uma entrada impactante, algo meio doido, emocionante... Ou você ganha o coração do público ali no início ou perde sua atenção durante toda peça. Assim como o roteiro em si, o diretor deve ser dinâmico, ter “timing” e jamais deixar o pique da peça cair. Deve ser tipo um jogo de ping pong, bateu levou. Evite deixar lacunas e silêncios desnecessários numa cena. Fica monótono, entediante.
Depois falarei sobre a oficina de direção que eu e Josi, integrante do grupo, fizemos. Eu como sempre anoto tuuuuuuuudo, em breve compartilharei dicas bem legais com vocês...
Sejam excelentes, pois vocês servem um Deus mais que excelente!

Abraços,
Cristiane Araújo.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Direção... do Espírito!


A técnica é muito importante, para oferecermos um trabalho artístico excelente, mas fica impossível não mencionar a parte espiritual, uma vez que somos um ministério evangélico de teatro e DEPENDEMOS totalmente de Deus.
Nós do grupo temos buscado - em nossa caminhada - sempre ousar, quebrar paradigmas e preconceitos... Chega de mediocridade ou cenas previsíveis. Por que não arriscar, não fazer uma cena meio “doida e extravagante”? Só porque somos “teatrinho de igreja”? É fundamental lembrar que trabalhamos não por persuasão de palavras, mas pelo poder de Deus. Podemos ir além sim! Todo ministério deve buscar ser cheio da glória de Deus e romper essas barreiras, alcançar uma nova dimensão. Mas tudo isso com técnica e estudo, para oferecer algo com qualidade. Como MINISTROS DE ARTE do Reino de Deus, nós devemos orar para quebrar todo jugo, religiosidade e hipocrisia dentro das igrejas. Que o Senhor Jesus possa nos encher de tamanha graça, unção e glória que possamos ir a todas as denominações sem ter que abrir mão de uma cena belíssima, por medo de escandalizar os irmãos.
Por isso é fundamental o compromisso e a santidade, para sermos sensíveis à vontade do Pai e não permitirmos que nada do homem prevaleça. Que o Espírito Santo possa ser o verdadeiro diretor de nossas peças, sempre!
Cristiane Araújo

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Jogos teatrais


Vamos para parte prática ?!
Para que um exercício seja bem aceito pelo grupo, faça de uma maneira divertida, com muita animação. Mande que todos venham com roupas confortáveis e comece com alguns alongamentos para esquentar e despertar o corpo. Estes exercícios abaixo são os mais conhecidos. Apliquei alguns no nosso grupo e gostei muito :



EXPRESSÃO VOCAL
Objetivo: O famoso "trava-língua". Ótimo para o 'desenrolar' da língua.
Repetir rápida e lentamente, alto e baixo, frases como: - O tamborineiro tamborilava em seu tamborim.- O doce falou pro doce que o doce mais doce é o doce da batata doce.- João José - Em um pote há uma aranha e uma rã, nem a rã arranha a aranha, nem a aranha arranha a rã.



ESTÁTUA
Objetivo: conhecimento da técnica do estático, muito utilizado nas dramatizações.
Os participantes estarão andando pelo salão, ao seu sinal eles paralisarão com expressão facial e corporal, expressando sentimentos como alegria, tristeza, medo, pavor, ira, orgulho, cinismo, desânimo, desprezo... De acordo com seu comando, com o sentimento que você pedir. Pode se fazer em dois grupos, para que um grupo observe a expressão do outro, e você analise junto deles o que faltou, o que melhorou etc.



ESPELHO
Objetivo: Adquirir o entrosamento do grupo nas cenas.
Cada componente do grupo escolherá um parceiro, onde um será o espelho e o outro o comando. O espelho deverá repetir os gestos e movimentos do comando como: pentear-se, pular, expressar caretas, abaixar etc. Simultaneamente. Depois inverte os papéis. Desafio: Sem falar nada! Apenas pelo olhar um sentirá quando o outro estará no comando.

Teste outros exercícios - você encontra um monte na internet - analise junto da turma qual funcionou melhor pro seu grupo, adapte para sua realidade... Deus te deu criatividade e certamente capacitará você e seu ministério para toda boa obra!

Abraços,
Cris Araújo.